Innovation

ReThink

O prazer de tomar um café não tem porque gerar resíduos. Por esta razão, a Delta Cafés desenvolveu o projecto ReThink, que estuda e repensa as utilizações a dar às borras de café, fechando o ciclo deste produto com o menor impacto possível ao nível da sustentabilidade.

A Delta Cafés, como marca responsável, tem presente o seu dever de contribuir para que os princípios ligados à sustentabilidade do planeta sejam, cada vez mais, um critério de selecção para os consumidores. O próprio consumidor deve ser o motor impulsionador de uma mudança de comportamentos, e por essa razão a Delta desenvolveu um sistema de recolha e valorização dos principais resíduos provocados pela sua actividade industrial e comercial. O projecto ReThink é um projecto criado pela Delta Cafés, no âmbito das iniciativas do Planeta Delta, e que pretende fechar o ciclo de café. É um projecto de investigação e valorização dos resíduos produzidos pela actividade da empresa e pelo consumo de café – ou seja, a borra de café. Este é um projecto único em Portugal por ser integrador, dado que analisa e potencia todo o circuito do café, incluindo o consumidor e o resíduo por ele gerado, e que é fonte de enorme valorização.

O projecto ReThink visa:

  • Avaliar o sistema logístico, de forma a criar uma logística de recolha massiva de cápsulas e borra de café;
  • Recolher cápsulas e borra de café usadas;
  • Reciclar o plástico das cápsulas;
  • Investigar os componentes da borra, e perceber o que é possível extrair deste resíduo para a criação de novos produtos, nomeadamente em áreas como nutrição, cosmética, biomassa e bioenergia;
  • Estudar as máquinas de café e perceber de que forma podem ser mais eficientes.

O projecto foi financiado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) em 2M€, permitindo que se estabelecesse parcerias com a Universidade Nova de Lisboa, nomeadamente a Faculdade de Ciências e Tecnologia, o IBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica) e a UNIDEMI (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Industrial); e por fim a Diverge Design, que já era nossa parceira noutros projectos. Estas parcerias permitiram criar novos projectos de investigação dos nossos sistemas logísticos e de estudo das componentes da borra de café, algo que nunca foi feito a nível europeu.

Para mais informações, consulte o site do projecto em www.planetadelta.pt.

PROJETO RETHINK

Este projecto, desenvolvido, entre 2009 e 2011 com o apoio do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento (SI I&DT) do Programa COMPETE do QREN, contou com a colaboração de investigadores do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) da Universidade Nova de Lisboa; da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial da Universidade Nova de Lisboa (UNIDEMI); da Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria e das empresas SINMETRO, TPS e Ecochoice.

O projecto Rethink teve por objetivo a investigação industrial no âmbito da valorização dos resíduos sólidos provenientes da atividade industrial da Delta, com especial ênfase nos resíduos associados aos produtos Delta Q (www.q-delta.net) e Delta Office (café em cápsulas individuais de plástico para as empresas), seguida da redução, reutilização e reciclagem dos mesmos. Os resíduos sólidos âmbito do projeto foram essencialmente: a Borra de café e cápsulas de plástico.

O projecto permitiu:

  1. Sensibilizar e informar os consumidores sobre o impacto ambiental do consumo de café em cápsulas e dos benefícios da borra de café como um resíduo de elevado valor acrescentado quando valorizado.
  2. Apresentar uma solução integrada de armazenagem em casa ou no ponto de venda, de recolha, de transporte e de reciclagem das cápsulas de café.
  3. Avaliar várias hipóteses de valorização da borra de café para a obtenção de produtos de elevado valor acrescentado ou como fonte de energia.
  4. Traçar um novo conceito de consumo de café em casa (sistema máquina, cápsulas, capsulão e capsulinho) com um enfoque na sustentabilidade.
  5. Criar uma cultura de I&DT+I através da implementação de um sistema formal de gestão da I&DT+I no Grupo Nabeiro, de modo a potenciar o acesso ao conhecimento e garantir a sua endogeneização no capital humano do grupo, bem como criar metodologias para potenciar novos projetos de I&DT, gerir a ligação às entidades do SCT e outros players.

PROJETO Q INNOVATION

Este projecto, desenvolvido, entre 2011 e 2013 com o apoio do Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação – Inovação Produtiva) do Programa COMPETE do QREN, teve por objetivo aumentar a competitividade da Novadelta e a sua intensidade de exportações através do incremento da sua capacidade produtiva, da eficiência e eficácia da fábrica, das equipas e dos sistemas de informação, monitorização, controlo e gestão do conhecimento e desenvolveu-se em 3 eixos estratégicos:

  • Eixo 1 - Produtividade: modernização e aumento da capacidade produtiva para incremento da quota nacional e penetração em novos mercados.
  • Eixo 2 – Inovação de processo, produto e controlo da qualidade.
  • Eixo 3 – Reengenharia da fábrica e gestão da informação e do conhecimento.

PROJETO COFFEEART

Com este projecto, em execução no período 2012-2014, apoiado pelo Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento (SI I&DT) do Programa COMPETE do QREN, a Novadelta pretende criar um novo mercado no consumo de café através do desenvolvimento de um novo conceito suportado por uma investigação fundamental aplicada, design e criação artística.

Neste projecto, a Novadelta conta com a colaboração da Universidade de Aveiro e das empresas SINMETRO, AMINT, Psicossoma e AEXAE.

O projeto está a desenvolver-se em 3 eixos estratégicos que, pelos seus objetivos específicos, se reforçam e complementam, nomeadamente:

  • Eixo 1: “Consumer behavior” – investigação do perfil emocional e comportamental do consumidor de café.
  • Eixo 2: Investigação fundamental sobre a características de valor acrescentado do ciclo do café.
  • Eixo 3: Criação artística do novo conceito de café.
Qren
loading...
loading...